Visitas do projeto Inclusão além da Escola surpreendem e emocionam

  • Redação Clubei

Visitas do projeto Inclusão além da Escola surpreendem e emocionam

Deixar a sala de aula e ir com crianças do pré-escolar ao encontro de idosos e pessoas deficiência é uma experiência surpreendente e emocionante, especialmente, para as professoras que conduzem os encontros do projeto-piloto ‘Inclusão Além da Escola’ do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi, no Centro.

Segundo Mônica Cardoso de Andrade Raiser, uma das professoras participantes do projeto, a proposição inicial a deixou receosa, pois não sabia como os idosos, os alunos da Apae e até mesmo as crianças do pré-escola reagiriam. “Mas, o primeiro encontro já superou todas as expectativas. Foi lindo ver as crianças interagindo com os idosos e com os alunos da APAE, livre de preconceitos. Foi emocionante ver as crianças sendo simplesmente crianças”, revela a professora.

Para Silvio Batista e Sandra Daniela Paglia, pais da aluna Monike Batista, a experiência proporcionada pelo projeto é positiva. “Assim elas veem como é a vida de uma pessoa mais idosa e passam a ter outra visão e mais amor por elas, pois o abandono acontece muito vezes, dentro da própria casa, pelos filhos, netos e outros familiares,” enfatizam os pais.

Para o casal, trazer questões como essa para a escola podem ajudar as crianças e os jovens a entenderem a importância de uma pessoa idosa para sua própria família. “Na maioria das vezes os filhos colocam seus pais em asilos por não quererem cuidar”, concluem.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.