Turismo é tema projeto na Escola Padre José da Poain

  • Redação Clubei

Turismo é tema projeto na Escola Padre José da Poain

Desde o mês de agosto, os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica Padre José da Poian, situada no bairro Salto, desenvolvem atividades voltadas do projeto ‘Turismo na Escola – Hoje o turista sou eu’, elaborado pela professora Greice Cristina Darós. A iniciativa tem intuito de apresentar de forma prática e sensível a história do município de Nova Trento, além de envolver questões relacionadas à memória e a própria identidade dos alunos.

Além destes itens, também são objetivos do projeto: despertar e ou ampliar os conhecimentos sobre a cultura da cidade, reconhecer e valorizar a herança social, cultural e natural desde a infância, perceber através do estudo da história as dimensões do tempo: passado, presente e futuro e a relação que eles têm com os acontecimentos atuais.

Outro aspecto importante, são as visitas de campo em alguns dos principais pontos turísticos da cidade, que posteriormente contribui para a escrita de relatos e observações através de desenhos, exposição de trabalhos, além da confecção do Livro Baú de Memória, onde alunos registrarão histórias antigas contadas por pessoas da família ou moradores mais antigos do bairro onde residem.

A produção do livro pretende proporcionar momentos de leitura interativa entre a criança e família, estimular momentos de conversas, trocas de experiências entre o antigo e o novo e o compartilhamento de ensinamentos e aprendizados.

 Ações do projeto já realizadas

O projeto já contou com a realização de duas palestras e uma gincana cultural, que além de visitas a área central da cidade. A gincana ocorreu no dia 24 de agosto com perguntas referentes aos conteúdos das disciplinas ministradas em sala de aula. Já entre as palestras destaque para as participações da jornalista e historiadora, Vanessa Celis Ruberti, sobre a imigração e aspectos históricos de Nova Trento que ocorreu no dia 30 de agosto e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini e da guia de turismo, Elizangela Dalla Brida Bertoldi Cassaniga, que apresentam os potenciais turísticos da cidade, no dia 20 de setembro.

Já no dia 02 de outubro foram realizadas as visitas de campo na área central da cidade, onde os alunos tiveram a oportunidade conhecer as casas que integram o patrimônio histórico de Nova Trento, além de visitaram locais como: Igreja Matriz São Virgílio, Capela Santa Ágata, Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro (Morro da Cruz) e Museu da Cultura Italiana.

Professora e alunos avaliam iniciativa

Após a realização de parte do cronograma de atividades, a professora Greice Cristina Darós, afirma que os resultados têm sido positivos e que os alunos animados com o projeto. “Está sendo muito bom! Eles estão muito engajados e gostando de perceber que não trabalhamos só o turismo em si, mas cultura, a memória e as belezas naturais também”, explica a professora.

O aluno João Henrique Boso, 10 anos, afirma que está amando o projeto, pois gosta de saber como era a vida no passado. “Gostei bastante das saídas e das palestras, principalmente de conhecer o Museu, porque lá tinha muitas coisas antigas e me lembrei dos objetos dos meus bisavó”, conta João. A colega dele, Kaylani Lazzarotto Poli, 9 anos, também sente-se contente em participar do projeto. “O que mais gostei até agora foi da gincana, dos textos, dos vídeos que estudamos e também dos desenhos que fizermos a sobre história, além de aprender a jogar Mora”, conclui a aluna.

De acordo com a professora Greice, o projeto ‘Turismo na Escola – Hoje o turista sou eu’ contará mais etapas e terminará com a produção do livro Baú de Memórias, que reunirá a produção dos alunos.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.