Solenidade forma 21 Agentes Civis de Proteção Comunitária em Nova Trento

  • Redação Clubei

Solenidade forma 21 Agentes Civis de Proteção Comunitária em Nova Trento

A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Trento recebeu na noite de terça-feira, 09 de outubro, a solenidade de formatura dos alunos do CBAE – Curso Básico de Atendimento a Emergências – promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista. Ao todo, 21 alunos de Nova Trento e São João Batista concluíram 40 horas de curso ministradas na Escola de Educação Básica Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis e no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista, entre a última semana do mês de junho e a primeira semana de julho.

A partir de agora, os formandos tornaram-se agentes civis de proteção comunitária – nível 1 –  e estão aptos a realizar e auxiliar a comunidade em atendimentos de primeiros socorros. Entre as lições repassadas aos alunos durante o curso estão: noções de primeiros socorros, noções de extinção de incêndios, sistemas preventivos contra incêndios, noções de percepção, gestão de risco e atuação inicial em acidentes.

O ato contou com a presença das seguintes autoridades: vice-prefeito de Nova Trento, Jaison Moacir Marchiori, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Trento, Elza Sabastiana Casagranda, 1ª sargento Roberto Venzon – Comandante do 4º Grupo de Bombeiros Militar de São João Batista, Major Maico Francisco de Alcântra – Subcomandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú e 1ª Tenente comandante da 3º Companhia de Bombeiros de Tijucas – Thiago Eloi Santos Sarraff.

Durante a solenidade, também ocorreu a entrega de certificados aos participantes, homenagem aos instrutores e bombeiros comunitários e militares envolvidos no curso, além da entrega de medalhas ao mérito pelos serviços prestados à comunidade e ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Confira dos agraciados e suas respectivas homenagens:

Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria ouro (reconhece o alto grau de profissionalismo e elevado senso de responsabilidade junto a corporação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina): 1º sargento Roberto Venzon – Comandante do 4º Grupo de Bombeiros Militar de São João Batista.

Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria prata (reconhece o alto grau de profissionalismo e elevado senso de responsabilidade junto a corporação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina): 3º sargento Gustavo Lucktemberg.

Medalha de Mérito Comunitário (reconhece o destaque na realização de ações reais benefícios para o desenvolvimento dos programas comunitários e para a aproximação entre a comunidade e a corporação): Cabo Evandro Luiz dos Santos, Bombeiro Comunitário Lee Van Philepe Booz e Bombeiro Comunitário Diego Elias Machado.

Agradecimento especial ao instrutor (reconhece a dedicação dos profissionais que utilizam suas horas de folga para instruir a comunidade, que possibilitou a realização do curso): Soldado Cleber Aurino Pinho.

Município entrega oficialmente veículo aos Bombeiros

Outro momento importante do evento, foi a entrega oficial e assinatura do termo de doação do veículo FIAT/Argo adquirido por meio dos recursos do convênio Funrebom – Fundo Municipal de Reequipamento dos Bombeiros – firmado desde 2017 entre a Prefeitura Municipal de Nova Trento e os Bombeiros, que prevê a execução de serviços de prevenção e combate de sinistros, busca e salvamento, atendimentos pré hospitalares e demais serviços de competência do Corpo de Bombeiros Militar. O veículo será destinado a utilização dos trabalhos administrativos do 13º Batalhão de Bombeiros Militar de São João Batista.

Na ocasião, o Comandante do 4º Grupo de Bombeiros Militar de São João Batista, 1º sargento Roberto Venzon, fez um breve pronunciamento sobre a realização do curso no município e também a aquisição do novo veículo. “Quero aqui me colocar a disposição da comunidade de Nova Trento, agradeço todo esforço da Administração para que este evento se realizasse da melhor forma, na aquisição da viatura para os serviços administrativos, em especial a estes jovens que se formaram que afim de auxiliar em suas comunidades, este curso é um dos requisitos para quem desejar a efetuar o Curso Avançado de Bombeiros Comunitário”, ressaltou  Venzon.

Ao término da solenidade, já no lado da fora da Câmara de Vereadores, os formados receberam o tradicional banho de batismo. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e da direção da Escola de Educação Básica Professor Francisco João Valle.

Fotos: Assessoria de Imprensa de PMNT

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.