Tijucas terá semana da paz

  • Redação Clubei

Tijucas terá semana da paz

Colcha retalhos paz

Momento em que alunos e professores do CEI Professor Marco Aurélio de Oliveira recebiam a visita da Colcha de Retalhos pela Paz. Foto: CEI Professor Marco Aurélio de Oliveira

Será aberta na próxima segunda-feira, dia 14 de outubro, a Semana da Paz de Tijucas 2013. A abertura será realizada às 8h30min na Concha Acústica Nagip Elias Abadala, no centro da cidade, de onde partirá uma Caminhada pela Paz.

A atividade será monitorada por professores de Educação Física e terá como trajeto a Avenida Hercílio Luz (ao lado do Ginásio de Esportes João Bayer Filho), seguindo pela Avenida Bayer Filho (passando em frente ao Posto de Saúde 24 horas), entrando na Rua Gaudêncio Campos (ao lado do Kaya na Kana) e retornando pela Rua Coronel Buchelle (em frente à Prefeitura) em direção à Concha Acústica. Na chegada todos serão servidos de água e frutas para reposição das energias.

Os participantes deverão utilizar roupas brancase durante todo o percurso será acompanhados por músicas e manifestações de paz, tendo por objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância de semear a paz na comunidade.

Na sequência, ainda na Concha Acústica, serão realizadas as Danças Circulares, conduzidas pela Professora da Unipaz (SC) Terezinha Derner, que é Coordenadora do Grupo de Danças Circulares.

À noite, ainda no dia 14, às 19h, no Tijucas Clube, será ministrada uma palestra sobre a Paz com a Psicóloga da UNIPAZ Elaine Marta Pavezi Raymundo, tendo como tema “A Paz é o caminho”.  Na ocasião estarão presentes os professores da rede municipal de ensino de Tijucas, os quais também estarão comemorando o Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro.

A semana segue nos dias 16 e 17 de outubro com atividades nas escolas, incluindo momentos de reflexão, merenda da paz (com cardápio especial para a semana), além de discussões sobre a paz através de palestras específicas sobre o tema.

Ao mesmo tempo, na Secretaria Municipal de Educação vão acontecer palestras sobre a Paz, sendo uma no dia 16 às 14h com Luiz Muller sobre ‘A Paz e as emoções’ e outra, dia 17, às 14h com Rosemary Pacheco sobre o tema ‘Onde começa a paz’.

A semana encerra no dia 18 com um Culto Ecumênico seguido de Café da Paz, quando também será feita a entrega do Certificado ‘Cidadão da Paz 2013’. Para eleição do cidadão, diversos nomes foram indicados desde junho deste ano nas escolas de Tijucas através do Livro da Paz que visitou as escolas durante todo este período, acompanhado da Colcha de Retalhos. Além do Cidadão eleito, todos os indicados serão homenageados no Café da Paz. O evento está marcado para às 8h30 no Tijucas Clube.

Mais informações sobre a Semana da Paz na Secretaria Municipal de Educação de Tijucas pelo telefone (48) 3263-8109.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.