02-26 000000000000000000000000000000000000000000

Prefeitura de Canelinha faz balanço dos atendimentos durante as chuvas

  • Redação Clubei

Prefeitura de Canelinha faz balanço dos atendimentos durante as chuvas

Após os atendimentos emergências desde a última quinta-feira (06), que seguiram até a tarde deste domingo (09), a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Intendência Distrital do Moura, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil e Semais, fizeram o balanço dos estragos causados pelas chuvas em Canelinha.

O bairro mais atingido do município foi o Moura e suas localidades, além dos bairros Índia, Cobre, Papagaios e Centro.

Segundo informações do diretor da Intendência Distrital do Moura, Paulo Cesar Jacinto, o Paulinho:

– a ponte da localidade Vila Nova, que já havia sofrido um abalo na sua estrutura em janeiro, foi interditada em meia pista na quinta e sexta-feira, 06 e 07 de fevereiro, porém já foi liberada, mas é solicitado aos moradores que evitem utilizá-la. Em janeiro já havia sido solicitado a Defesa Civil Estadual, um kit de Transposição de Obstáculos da Defesa Civil (ponte), pelo secretário de Desenvolvimento, Agricultura, Meio Ambiente, Habitação e Turismo, Thiago Vinícius Leal;

– na Rua José Vicente dos Santos, localidade Espraiado, foi recuperada a base da ponte com aplicação de material, para dar acesso à família residente na rua. Durante a próxima semana, a equipe retornará ao local para finalizar o serviço de recuperação da ponte; 

– oito barreiras caíram na Serra do Moura, sendo que uma delas fechou totalmente a via, junto a queda de uma árvore de pinus. Esta barreira foi parcialmente limpa, e as outras sete barreiras foram totalmente limpas. A equipe da Intendência Distrital do Moura retorna à Serra do Moura para manutenção da estrada na manhã desta segunda-feira (10);

– na Rua Gentil Felipe Boni, onde a equipe da Intendência Distrital do Moura já havia iniciado, antes das chuvas, o alargamento da rua, foi realizada uma força tarefa na madrugada de sexta-feira (07), na propriedade do morador Deni Cecati, onde foram retirados doze caminhões de frangos da propriedade. As equipes da secretaria de obras e da Intendência Distrital do Moura deram suporte com as patrolas. Assim que o tempo estiver estável, retornarão para finalizar o alargamento da rua;

– neste sábado (08), foi realizado uma limpeza da ponte na localidade Espraiado e neste domingo (09), a equipe retirou uma barreira da localidade do Jantador.

Além do Moura, outros bairros foram afetados pelas chuvas:

– no bairro Cobre, as ruas próximas ao Bar do Moa foram afetadas com alagamentos, além dos moradores da Rua Verônica Wechrmeiste, que ficaram sem energia devido a um poste que cedeu na rua. A CELESC foi contactada pelo secretário de Desenvolvimento, Agricultura, Meio Ambiente, Habitação e Turismo, Thiago Vinícius Leal, onde priorizaram atendimento de urgência, com o número de protocolo 19489124;

– no bairro Índia, três residências foram afetadas pela água na Rua Pedro Voltolini, onde a secretária de obras e serviços urbanos iniciou o trabalho de recuperação da tubulação na sexta-feira (7), e realizou a limpeza da vala na SC-410, na tarde deste sábado (08).

Semais – Chuvas comprometeram o abastecimento de água

Neste sábado e domingo, dias 08 e 09, a equipe do Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento (Semais) esteve focada no serviço de desentupimento na adutora de água bruta do bairro dos Papagaios, que atualmente representa cerca de 70% do abastecimento de água. O diretor da autarquia, Eduardo Furtado, ressaltou uqe, devido as fortes chuvas, o abastecimento de água no município ficará comprometido até segunda-feira (10). 

Solicitamos a compreensão da população, e que economizem água nas suas residências.

O horário de atendimento do Semais é das 8h às 12h, e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (48) 3264-0041, e atua em regime de plantão no número (48) 99626-8028.

Canelinha passa de Alerta para Atenção

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na noite deste domingo, 09 de fevereiro, às 19h, um novo boletim de monitoramento para Canelinha. Segundo informações do coordenador regional de Defesa Civil, Jackson Dirceu Laurindo, Canelinha passou de nível ALERTA para nível de ATENÇÃO. Apenas Guaramirim e Garuva encontram-se em estado de alerta. 

A secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a equipe da Intendência Distrital do Moura trabalharam durante todo o final de semana nas diversas localidades afetadas no bairro Moura e no bairro Índia. Segundo informações do Diretor de Intendência do Moura, Paulo Cesar Jacinto (Paulinho), neste sábado (08), foi realizado uma limpeza da ponte na localidade Espraiado e neste domingo (09), a equipe retirou uma barreira da localidade do Jantador.

A Secretaria de Agricultura, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil e Semais também estavam em alerta neste final de semana, reforçando a população que utilizem os telefones 199 e 193 para emergências.

Apesar de não haver nenhuma ocorrência de maior gravidade, nenhuma família solicitou alojamento na Secretaria de Assistência Social até o momento. Munícipes que foram prejudicados pelas chuvas podem entrar em contato na Secretaria de Assistência Social/Casa da Cidadania, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, na Rua Valentim Pereira de Melo, n. 381, Centro, Canelinha, ou pelo telefone (48) 3264-0067.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.