Solenidade homenageia sapateiros de São João Batista

  • Redação Clubei

Solenidade homenageia sapateiros de São João Batista

Moção de Reconhecimento foi entregue na noite de quinta-feira, 31, em solenidade

A Câmara de Vereadores de São João Batista realizou na noite de quinta-feira, 31, uma sessão solene em homenagem aos Sapateiros. O evento ocorreu no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, após Moção de Reconhecimento aprovada por unanimidade em plenário. Uma solenidade regada de emoção, sorrisos e resgate da história da profissão destaque da cidade, a de sapateiro.

Nesse ano, foram homenageados16 nomes que estão entre os primeiros profissionais do ramo calçadista, em vida, em São João Batista. “Foi um momento memorável que ficará registrado na história, foi emocionante reunir essas figuras ilustres de nossa terra, que com garra e coragem persistiram na profissão. Poder compartilhar dessas histórias com todos os presentes nos enche de orgulho”, destacou o presidente Éder Vargas.

A intenção do Poder Legislativo foi de homenagear os pioneiros no setor. “Foi com o trabalho de cada sapateiro de nossa cidade que hoje São João Batista se tornou o quarto polo nacional e elevou nossa cidade a Capital Catarinense do Calçado. Queremos que os sapateiros se sintam homenageados em nome desses 16, pois cada um, com dedicação e trabalho árduo fez e faz a sua parte. ”, enalteceu Vargas.

O prefeito Daniel Netto Cândido prestigiou a solenidade. Na oportunidade parabenizou a todos e falou sobre São João Batista ser a cidade que de forma consecutiva cresce a cada ano. “Gratidão a cada um de vocês, profissionais dedicados que fazem parte da história do Polo Calçadista Catarinense”, ressaltou.

Homenagem

O vereador Leoncio Paulo Cypriani fez um resgate histórico do início da profissão na cidade. Mas o momento de maior descontração, emoção e sorrisos foi quando apresentou duas fotografias a eles. Era o registro da final com campeonato de futebol de campo, do ano de 1968, a data 25 de outubro, Dia do Sapateiro. Foi Calçados Tânia X Calçados Leila. Com apenas um gol, feito por Célio Steil, a vitória ficou com Calçados Leila.

Sapateiros homenageados

Os sapateiros homenageados são: Admiro Paulo Schimidt, Aurino Algemiro Teixeira, Célia Evaristo Dias, Davino de Oliveira, Getúlio Clemes, Ilmar Francisco Amorim, Izair da Conceição, Jair Sebastião de Amorim, João Batista Melzi, João José Vargas, Jonas Jacintho, José Januário Nunes, Luiz Santos Pereira, Milton Steil, Onalício Pereira de Melo e Osmar Belarmino Dalsenter.

Uma homenagem especial

Durante a solenidade, o vereador Leoncio Paulo Cypriani trouxe ao palco João Nunes, um batistense, sapateiro por 53 anos, que atuou todos os dias da profissão na mesma empresa, no Calçados Tânia, hoje Raphaella Booz.

Informações: Assessoria de Imprensa da CMSJB

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.