Cursos superiores serão 100% pelo Enem

  • Redação Clubei

Cursos superiores serão 100% pelo Enem

O Instituto Federal Catarinense (IFC) mudou a forma de ingresso 2015 para os cursos superiores. O ingresso para graduação no próximo ano será feito 100% através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). Para isso, é importante que todo candidato que pretende fazer o curso superior no IFC se inscreva e faça a prova do Enem/2014.

O acesso aos cursos superiores acontece de duas formas, sendo que em ambas é necessário ter participado do Enem. A metade das vagas são através do resultado do Enem 2014, e os outros 50% das vagas via Sisu 2015.

O IFC irá ofertar 1.180 vagas gratuitas (588 SISU e 592 ENEM) em 29 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, distribuídos nos campus da instituição. As aulas começam em março do ano que vem e a relação completa das vagas está disponível no site do instituto, http://ifc.edu.br.  O IFC está presente nas seguintes cidades: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Sobre o Enem

As provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O exame é formado por 180 questões, mas há redação.

No primeiro dia (sábado) serão aplicadas 45 questões de Ciências Humanas e da Natureza. No dia seguinte (domingo), são mais 45 questões de Linguagens e Matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Atualmente, o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

O Enem pode ser usado para solicitar financiamento por meio do Fundo de Finaciamento Estudantil (Fies) e para participar do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.