Grupo realiza palestra sobre a nova legislação eleitoral

  • Redação Clubei

Grupo realiza palestra sobre a nova legislação eleitoral

Na noite desta segunda-feira (18/07) foi realizada uma importante palestra sobre a nova legislação eleitoral para os pré-candidatos do grupo político que dá sustentação a pré-candidatura da chapa composta pelo atual Prefeito Daniel Neto Cândido (PSD) e também o pré-candidato a vice-prefeito Pedro Alfredo Ramos (Pedroca) (PMDB), entre os partidos presentes estavam o PMDB, PSD, PDT, PT, PSC, DEM, PTB, PRB, PSDB e PROS de São João Batista. O encontro aconteceu nas dependências do sítio do Pedroca e também contou a apresentação do coordenador de campanha da coligação que será o grande conhecedor da política e estratégias de campanha Tulio Tavares, o qual já esteve realizando a coordenação de campanha na eleição passada. O palestrante da noite foi o professor e advogado José Alexandre Machado, advogado especialista em direito eleitoral e processo eleitoral.

O evento contou com a presença de seus 45 pré-candidatos a vereadores da possível coligação além de seus apoiadores. Para os organizadores do encontro, o objetivo desta palestra é de preparar os pré-candidatos para a disputa eleitoral, conscientes do que podem e não podem fazer.

A palestra foi marcada pela excelente didática do palestrante, Machado, explicou cada ponto da nova legislação eleitoral e apresentou exemplos práticos. “Uma palestra destas motiva os pré-candidatos a vereador e a pré-candidatos a majoritária há começarem motivados para a disputa que vão ter. Não basta querer ser vereador ou prefeito, mas é importante estar preparado, por isso estamos com diversas atividades de formação.” Enfatizou o mesmo.

O atual Prefeito e pré-candidato a prefeito Daniel Neto Cândido (PSD) e também o pré-candidato a vice-prefeito Pedro Alfredo Ramos (Pedroca) (PMDB) são unânimes quando o assunto é eleições municipais, os dois acreditam que com a mudança na Legislação Eleitoral e também os últimos acontecimentos políticos em todo o Brasil, a disputa deste ano será diferenciada, o eleitor estará mais atento às propostas e querendo mudanças positivas para a cidade, os pré-candidatos vão ter que fazer uma campanha pautada em boas propostas, com isso a população terá uma eleição mais qualificada neste ano.

O professor José Alexandre Machado abordou em sua palestra as modificações da lei eleitoral. De acordo com ele, a minirreforma trouxe mudanças importantes no processo eleitoral. “Teremos uma maior economia na campanha, um equilíbrio maior. A participação das mulheres também foi valorizada, além da grande mudança que é a redução do tempo de campanha”, diz.

O professor, porém, deixa claro que o pré-candidato também precisa seguir algumas regras. “O pré-candidato não pode pedir votos e apoio a sua candidatura. Pode exaltar suas qualidades e o seu trabalho na comunidade, mas sem pedir votos”. Machado ressalta ainda que o objetivo da redução do tempo de campanha está ligado com a diminuição de custos. “Com a campanha mais curta, se gasta menos e a tendência é fazer uma eleição mais homogênea”.

Outra grande mudança da legislação eleitoral é a proibição de doações de pessoas jurídicas aos candidatos. Machado diz que esta é uma mudança benéfica, no entanto, é preciso tomar mais cuidado com relação à fraudes, principalmente ao caixa dois. “A proibição das doações de empresas isso vai ocasionar menos arrecadação e tornar o processo mais barato e igual para todos. No entanto, abre muita margem para a questão do caixa dois. É com isso que os eleitores precisam ficar atentos e órgãos como o Observatório Social, fiscalizar”.

Segundo informações o grupo, deverá reunir-se novamente para que possa esclarecer todas e quaisquer dúvidas que possa existir antes que o literalmente tenha início à campanha eleitoral de 2016.

Por Jonatam Cordeiro

Fotos Rádio Clube SJB AM 1190

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.