Eleições 2014 no Vale do Rio Tijucas

  • Lara Garcia

Eleições 2014 no Vale do Rio Tijucas

O resultado das eleições presidenciais apresentou-se um tanto surpreendente para quem vinha acompanhando as pesquisas para o último pleito. A margem de diferença de votos foi-se alargando ao longo da campanha até a apuração das urnas em 2014.

Dilma Rousseff, em abril, apresentava 38% das intenções de voto contra 16% de Aécio Neves – uma diferença de 22 pontos percentuais – e 11% do então candidato Eduardo Campos, vislumbrando um resultado com maior folga para um segundo turno em favor da reeleição de Dilma.

No entanto, com um favoritismo bastante tímido, Dilma chega às urnas com 41,59% contra 33,55% de Aécio Neves – menos de 10% de diferença – confirmando um segundo turno nada tranquilo para os candidatos em 26 de outubro. Marina Silva, que recebeu 21,32% dos votos válidos, poderá ser uma estratégia decisiva para o candidato que receber seu apoio, e esta parece inclinar-se em favor do candidato tucano. Porém, Se a exemplo do que aconteceu em 2010, Marina não declarar seu apoio a nenhum dos candidatos, estes terão um árduo trabalho de convencimentos dos eleitores de Marina, bem como dos que se abstiveram ou votaram brancos e nulos.

Para Governo do Estado de SC, um resultado já esperado, e com uma diferença expressiva. Raimundo Colombo foi reeleito Governador do estado com uma diferença de mais de 730.000 votos sobre o segundo colocado Paulo Bauer.

No Vale do Rio Tijucas o clima é de festa. A eleição de um número expressivo de deputados (estaduais e federais) apoiados pelas cidades do Vale, abre a perspectiva de grandes conquistas para a região.

Os Estaduais são:

Gelson Merísio (PSD – PSD/DEM/PMDB/PRB), com 119.280 votos ; Ismael dos Santos (PSD – PSD/DEM/PMDB/PRB)   com  66.818 votos; Aldo Schneider (PMDB – PSD/DEM/PMDB/PRB) com 58.646 votos; Gean Loureiro (PMDB – PSD/DEM/PMDB/PRB) com  58.239 votos; Serafim Venzon        (PSDB – PSDB/PEN) com  50.232 votos e Mário Marcondes (PR)com   27.627 votos

E Federais:

Esperidião Amim (PP – PP/PPS/PRTB/PHS/PSDB/PEN/SD/PTC/PSB) com 229.668 votos; Peninha (PMDB – PSD/PC do B/PV/PMDB/PR/PTB/PSC/PSDC/PROS/PRB/PDT/DEM/PT) com 137.784 votos e Décio Lima (PT) com 112.366 votos.

Agora resta aguardar o resultado do segundo turno para Presidência da República.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.