Aprovado em medicina na UFSC fala à Rádio Clube

  • Redação Clubei

Aprovado em medicina na UFSC fala à Rádio Clube

Proveniente de escola pública, jovem é aprovado entre os primeiros no curso de medicina da UFSC.

Gabriel Henrique De Castro Ricardo de 18 anos foi aprovado nesta semana no curso de medicina da UFSC, um dos melhores e mais concorridos cursos do país. O jovem é egresso de escola pública e há um ano decidiu correr atrás do seu sonho de se tornar médico.

Tudo começou em 2014, enquanto Gabriel ainda estava na terceira série do ensino médio. O jovem que na época tinha apenas 17 anos já estudava em dois turnos, pela manhã estudava no ensino regular e durante a noite era aluno de um curso ofertado gratuitamente no município de Brusque através do programa Pró Universidade da Universidade Federal. Esse curso teve duração de 6 meses e apesar de toda a carga de conhecimento adquirida, Gabriel ainda não conseguiu nem de perto alcançar uma nota satisfatória.12539963_806915689417120_234129802_n

Foi quando que no ano de 2015 decidiu ingressar em um dos famosos cursos pré-vestibulares na ilha da magia, onde lá conseguiu uma bolsa de estudos parcial que muito lhe ajudou, principalmente na questão financeira. Neste momento quem mais lhe ajudou foram os seus pais, o Sr. Osmar e a Srª. Vera que além de todo apoio financeiro, sempre incentivaram o jovem a correr atrás de seu sonho. Foi então que no dia 13 de janeiro, quando a lista com os aprovados saiu que ele pode ver mais uma etapa de sua vida concluída.

É importante destacar que um dos fatores determinantes que possibilitou a entrada do jovem na universidade foi o sistema de cotas, do qual entrou na parcela de estudantes provenientes de escola pública, classificando entre os primeiros desse grupo. Confira a seguir a entrevista completa:

Cursos mais procurados

Para se ter uma ideia, comparamos o curso de Medicina com outros cursos também ofertados pelos campi de Santa Catarina. O curso de Medicina segue como o mais concorrido, com 8.190 inscritos, resultando na relação geral de 234 candidatos disputando por 1 vaga.

Os outros nove cursos mais procurados são: Arquitetura e Urbanismo (51,54); Direito – Diurno (49,45); Direito – Noturno (40,90); Engenharia Química – Diurno (38,35); Nutrição (38,19); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (37,48); Engenharia Civil – Diurno  ( 37,37); Cinema – Bel – Diurno (33,10) e Engenharia Mecânica – Diurno (32,42).

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.