Alunos catarinenses poderão passar de ano mesmo se reprovarem em disciplina

  • Redação Clubei

Alunos catarinenses poderão passar de ano mesmo se reprovarem em disciplina

Passa a valer a partir do ano que vem 2017, para os alunos das escolas catarinenses uma nova medida adotada pelo governo do estado, onde os alunos da rede pública estadual e da rede particular terão uma menor probabilidade de reprovarem de ano.

O Conselho Estadual de Educação (CEE) através de resolução, orienta que as unidades da rede pública estadual e privada adotem o que chamam de progressão parcial. Assim, se um aluno reprovar em uma ou mais disciplinas, não terá que repetir todo o ano, mas passará para o ano seguinte e fará uma nova avaliação para recuperar apenas o conteúdo que o professor identificar como necessário.

O professor vai identificar os conteúdos em que o aluno teve mau desempenho durante o ano letivo. Ao longo do ano, o estudante já deve ter reforços e, se ainda assim não atingir a nota média no final do ano, o professor definirá com o aluno quando, no ano seguinte, serão aplicadas as avaliações. A escola também pode definir aulas de recuperação desse conteúdo no próximo ano. O aluno não vai repetir todas as matérias do ano inteiro de uma disciplina, apenas fará a avaliação sobre o conteúdo que teve dificuldade.

O estudante não precisará cumprir frequência da disciplina em que prestará nova avaliação. As medidas devem ser incluídas no Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, no qual ficará definido como será feita essa recuperação.

A Secretaria de Estado da Educação afirmou que a aplicação da norma nas escolas estaduais em 2017 ainda está sendo definida. Mas uma formação com os gerentes regionais de Educação está prevista para a primeira semana de outubro para que repassem as orientações a todas as escolas.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.