Disque Eleitor atende 503 telefonemas de eleitores

  • Redação Clubei

Disque Eleitor atende 503 telefonemas de eleitores

Com cinco dias de funcionamento, o Disque Eleitor da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, já atendeu 503 ligações. A expectativa é que a procura pelo serviço aumente durante esta semana, nos últimos dias que antecedem o primeiro turno das eleições. O atendimento teve início em 25 de setembro e se estende até o cinco de outubro pelo telefone 0800-648-3310. A ligação é gratuita.

Com atenção voltada para o dia da votação, as principais dúvidas dos eleitores estão em como justificar a ausência às urnas e em descobrir o próprio local de votação. Além desses temas, um número significativo de pessoas tem procurado o Disque Eleitor para entender o funcionamento do voto em trânsito – a modalidade permite que eleitor vote para presidente mesmo fora do seu domicílio eleitoral.

“Em geral, são pessoas que ouviram sobre o assunto e resolvem ligar para saber se ainda podem pedir a habilitação”, explica a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins. Para votar em trânsito o eleitor deveria ter realizado o pedido até 21 de agosto, indicando um dos três municípios catarinenses em que gostaria de votar (Blumenau, Joinville ou Florianópolis).

Com funcionamento entre 9h e 19h, as ligações dos eleitores têm se concentrado no período da manhã e no meio da tarde. Para garantir que todas as dúvidas dos eleitores sejam solucionadas, o Disque Eleitor estará aberto também no sábado (4), das 9h às 21h, e no domingo, das 7h às 19h.

Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo, na legenda, etc.); prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.

O eleitor também pode encontrar a informação que está buscando através do site do TRE-SC, na seção de Tira-Dúvidas, onde uma série de dados está disponível. Essa é uma alternativa para o eleitor que tiver acesso à internet.

Expediente
De 29/9 a 3/10 (segunda a sexta) – das 9h às 19h;
Em 4/10 (sábado, dia anterior às eleições) – das 9h às 21h;
Domingo (dia da votação) – das 7h às 19h.

 

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.