Só 2% dos estudantes de SJB se declaram negros

  • Redação Clubei

Só 2% dos estudantes de SJB se declaram negros

As salas de aula do 9º ano em São João Batista são compostas por 78% de alunos que se declaram brancos. Os dados foram levantados pelo QEdu: Aprendizado em Foco e mostram que 11% dos estudantes se declaram pardos, 2% negro, 2% amarelo e 7% não sabem. O estudo, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para a educação, traça o perfil dos estudantes do 5º e 9º ano. A pesquisa foi feita com base nos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011.

Um dado da pesquisa lança uma alerta: 7% dos alunos do 5º ano e 42% dos estudantes do 9º ano trabalham fora de casa. Só 11% do quinto ano não desenvolvem tarefas domésticas. Dos 298 alunos do 9º anos em São João Batista que responderam à pesquisa, 68% pretendem continuar estudar e trabalhar, 24% querem continuar apenas estudando e 1% querem largar os estudos e se dedicar apenas ao trabalho. A Constituição Federal proíbe qualquer trabalho para menor de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

Já 32% gastam mais quatro horas por dia de aula assistindo à tv, navegando na internet ou jogando jogos eletrônicos. Com os alunos do 9º ano esse índice sobe para 45%. Além disso, 64% dos batistenses no 9º ano não costumam frequentar bibliotecas, outros 62% dizem ler sites da internet e só 35% lêem livros em geral.

Texto: Jonas Hames
jonashames@clubei.com
Gráficos: QEdu

 

>VEJA NOS GRÁFICOS MAIS DADOS SOBRE A EDUCAÇÃO EM SÃO JOÃO BATISTA:

GRAFICO1GRAFICO2

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.