Biblioteca ampliou em 2018 número de leitores com ajuda dos “Amigos da Biblioteca”

  • Redação Clubei

Biblioteca ampliou em 2018 número de leitores com ajuda dos “Amigos da Biblioteca”

Como valorizar o acervo da biblioteca para formar e fidelizar leitores? Pensando nisso, em 2018, algumas ações importantes foram tomadas e muitas conquistas foram alcançadas na Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira, em Canelinha. Foi iniciado o cadastro dos livros em sistema digital – que etiqueta e cataloga os livros – podendo assim dar mais acesso e agilidade ao procurá-los no acervo. Assim, um aumento expressivo de leitores foi a maior meta alcançada na biblioteca: 102 leitores novos cadastrados, 3.700 livros cadastrados e 3.352 empréstimos de livros.

Ao apresentar um relatório, a diretora da biblioteca, Eliane Carmem de Campos Dell’Antônio, ressalta que teve a colaboração de voluntários para atingir os resultados alcançados: Alex Nascimento, Adriel Vieira, Brenda Dell´Agnolo, Emily Castrem, Jô Fornari, Humberto Soares, Luiz Antônio Barbosa, Luiz Fernando Berão, Melquisedeque Guedes dos Santos, Raiane Andrade Mendes, Samantha Trindade Santana Dell Antônio, Sara Raissa Bruder e Tânia Regina Soares Silva são os “Amigos da Biblioteca”.

“Foi de extrema importância a ajuda dos Amigos da Biblioteca em todos os momentos do ano, incentivando e mostrando que a comunidade tem interesse pelo espaço e pela leitura”, diz a diretora, Eliane Carmem de Campos Dell’Antônio.

“Como dizia o escritor brasileiro Monteiro Lobato: Um país se constrói com homens e livros, e Canelinha se faz presente nesta construção de um país melhor, reorganizando o espaço de leitura e do estudo, mostrando que está preocupada coma educação e a formação de jovens e adultos”, diz o voluntário Alex Nascimento, da Pequeninus Grupo de Arte.

Biblioteca também foi palco de grandes eventos em 2018

2018 foi um ano especial para a Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira. O espaço recebeu saraus literários, exposições de arte, espetáculos teatrais e uma série de eventos culturais e literários, que foram de grande importância para reativar a frequência do público em sua estrutura física.

A 1ª Praça da Leitura, que aconteceu de 19 a 21 de abril, através da Secretaria de Educação e Coordenação de Cultura, em parceria com o Sesc Ler Tijucas, contou com diversas exposições, bate-papos com alunos da rede de ensino, contação de histórias, lançamentos de livros, conversas com autores catarinenses e mediação literária com os professores de arte de Canelinha. Em maio, a biblioteca recebeu o 1º Café Cultural. O evento foi um encontro para a integração do poder público, artistas, agentes culturais e a comunidade canelinhense, onde discutiram ideias para fomentar a cultura no município. O diretor de Gestão Cultural da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Dal Bello Lazzarotti, especialista em gestão cultural, abordou sobre gestão cultural e implantação do sistema municipal de cultura.

Em agosto, a biblioteca recebeu a exposição ‘Tatuí, o piá que espia’, do multiartista Humberto Soares, da Pequeninus Grupo de Arte, e o espetáculo ‘Noite Forrada’, da La Luna Cia. de Teatro. Em setembro, aconteceu pela segunda vez em Canelinha, na praça da biblioteca, o Festejo Mundial em Rede de Teatro Lambe-Lambe, realizado pela Cia. Andante Produções Artísticas, a Cia. Lamparina e Grupo de Teatro Piedra Libre (Argentina), com apoio da Coordenação de Cultura de Canelinha, em comemoração aos 29 anos da linguagem do teatro lambe-lambe, criado no Brasil em 1989.

Já em outubro, aconteceu na praça e na biblioteca, a 2ª Marafunda Cultural, evento multicultural realizado pelo Olaria Coletivo de Artes, com apoio da Secretaria de Educação e Coordenação de Cultura, oferecendo um dia gostoso e divertido com diversas apresentações de artistas locais, regionais e estaduais para a comunidade, onde reuniu um público de aproximadamente 500 pessoas.

Para finalizar o ano, em dezembro a Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira se transformou na Casa do Papai Noel e seus duendes. A casinha do papai noel, além da sala com lareira e uma linda biblioteca, também teve uma cozinha e o quartinho no mezanino, com uma aconchegante cama e sala de TV. A casinha do papai noel esteve aberta para visitação de 08 a 20 de dezembro, encantando crianças e adultos.

Campanha de doação de livros

A Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel continua com a campanha de arrecadação de livros, com o objetivo de atualizar e ampliar o acervo, além de incentivar a democratização do acesso a leitura, resgatando a importância do contato com o livro e conquistar novos leitores.

Você pode doar livros de literatura infantil, juvenil e adulta, além de revistas e gibis. As obras devem estar em bom estado de conservação e farão parte do acervo da biblioteca.

As doações serão recebidos na própria biblioteca, situada na Avenida Cantório Florentino da Silva, n. 1683, Centro, em frente a prefeitura, a partir do dia 28 de janeiro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.