Sesc Saúde Mulher em Canelinha

  • Mário Teixeira

Sesc Saúde Mulher em Canelinha

Iniciou no município deIMG_20160718_172236 Canelinha o atendimento para a prevenção a Saúde da Mulher, através da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que oferece gratuitamente mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino) e teste de monoximetria (avaliação respiratória relacionada aos fatores de risco de câncer), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde.

A Unidade Móvel ficará até 02 de setembro em Canelinha, e a meta do Sesc Saúde Mulher é realizar por dia uma média de 24 exames de mama e 26 de colo de útero, totalizando 1.152 mamografias e 1.248 papanicolaus e atenderá de segunda a sexta-feira, as mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde.

Os exames, agendados previamente nas unidades básicas de saúde do município, além de serviços de educação em saúde no município, serão feitos por uma enfermeira, uma educadora em saúde e por duas técnicas de radiologia.

Ao longo do ano, a unidade vai circular em diferentes municípios do Estado. “A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se traduz na essência da interiorização da missão do Sesc, que é cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no Estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres catarinenses”, afirma Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de programação social do Sesc em Santa Catarina. 

SOBRE SESC SAÚDE MULHER

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas.

O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.

AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE

Além dos exames serão realizadas palestras, bate-papos, cursos e orientações sobre prevenção e temas relacionados ao bem-estar feminino, como direitos sexuais e reprodutivos, mortalidade materna, planejamento familiar, violência doméstica, entre outros. “As ações de educação em saúde visam alcançar as mulheres de alta vulnerabilidade social. Pretendemos orientar e elucidar sobre a realização de exames e a importância da detecção precoce de doenças. Por falta de conhecimento, preconceito delas ou até dos companheiros, essas mulheres, muitas vezes, deixam de realizar exames cruciais. Queremos chegar até elas, quebrar esses paradigmas e empoderá-las para que cuidem da própria saúde”, detalha Luciane Campello Fadanelli Ramos, educadora em saúde da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Santa Catarina.

COMO VAI FUNCIONAR?

As mulheres interessadas em realizar exames na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher precisam comparecer presencialmente para a marcação, nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de atendimento funcionará em Canelinha, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para os exames de mamografia e papanicolaus. Os resultados são entregues na unidade de saúde de referência do município, onde será dado o encaminhamento necessário, como consultas ou outros exames.

ESTRUTURA E ATENDIMENTO

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, adaptada para portadores de necessidades especiais, tem estrutura montada em um caminhão projetado para atendimentos em saúde, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.

Deixe seu Comentátio

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.