Secretário de Agricultura de Nova Trento esclarece suspeita de caso de raiva no município

  • Redação Clubei

Secretário de Agricultura de Nova Trento esclarece suspeita de caso de raiva no município

Na manhã desta quarta-feira (19) o Secretário Municipal de Agricultura de Nova Trento Victor Gomes em entrevista ao jornal da manhã da Rádio Clube, comentou o fato de um caso suspeito de raiva surgido no último mês no município neotrentino.

O Secretário relatou que ao final do mês de março a secretaria recebeu a informação sobre um animal do município que apresentava sinais de raiva, segundo o secretário representantes da Secretaria Epidemiológica estiveram no local, porém a doença não pôde ser diagnosticada. O proprietário do animal acabou sacrificando-o após alguns dias com os sintomas da doença, “tomamos todas as providências cabíveis quanto ao caso”, declarou Gomes.

O Secretário aponta que a raiva é uma doença altamente transmissível e incurável, e que estão sendo frequentes os ataques de morcegos no interior do município, os animais são uns dos principais transmissores da doença. No entanto segundo Victor Gomes não há motivos para alarde, pois o caso de Nova Trento não foi confirmado, sendo ainda as pessoas e animais que tiveram contato com o animal devidamente vacinados.

Qualquer animal de sangue quente pode transmitir a raiva, mas humanos são mais comumente infectados por cachorros. A doença pode ser fatal se os sintomas forem ignorados, mas também é fácil e prevenir se os passos corretos forem feitos. As vacinas e o manuseio adequado de gatos e cachorros de rua ajudam, mas não eliminam a raiva na maioria dos países. Veja o Passo 1 para aprender a se prevenir.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.