Prefeito fala sobre os primeiros 4 meses do Instituto Vidas em SJB; e anuncia construção de novo posto em Ribanceira do Sul

  • Redação Clubei

Prefeito fala sobre os primeiros 4 meses do Instituto Vidas em SJB; e anuncia construção de novo posto em Ribanceira do Sul

O prefeito Daniel Netto Cândido e o secretário de saúde, Ademir José Rover organizaram na manhã desta quarta-feira, 11, uma coletiva de imprensa no gabinete para tratar sobre o Hospital Municipal Monsenhor José Locks, sobre os primeiros 120 dias de atuação do Instituto Vidas no Município.

O presidente do Instituto Vidas, Richard da Silva Choseki apresentou um pouco da entidade, que atua em mais de 40 municípios catarinenses. Em São João Batista desde junho é responsável pelo Pronto Socorro 24h, faz atendimento de especialidades médicas e exames, além de cirurgias de média complexidade, pelo mesmo custo que o Município tinha antes, mas atendendo mais pessoas sem que o paciente precise se deslocar para outras cidades. O Município repassa e investe em média no Hospital R$ 400 mil por mês.

Também participaram da Coletiva, o Coordenador Administrativo do Vidas, João Paulo Barbosa e o Deputado Estadual, Serafim Venzon. A coletiva pode ser conferida na íntegra na fanpage da prefeitura.

“Estamos fazendo mais com o mesmo recurso”, frisou o presidente do Instituto. Richard relatou que nesses 4 meses foram feitos mais de 17 mil atendimentos e 300 cirurgias.

O presidente acrescentou que hoje o Município conta com um cirurgião pediátrico, o que é difícil encontrar na maioria das cidades. “No estado somente quatro municípios oferecem. Em quatro meses foram feitas 6 cirurgias em São João Batista”.

Na sequência o secretário Ademir destacou como funcionam as consultas pelo SUS. “Não teria como esperarmos pelo sistema, que oferece muito pouco do que a demanda que temos”. O secretário descreveu que estão muitos felizes com a otimização dos serviços e com a cidade podendo ofertar mais especialidades.

Raio – X

O prefeito Daniel trouxe números que mostram o avanço da saúde e enfatizou que trabalham diariamente para melhorar. “Por exemplo, a Colonoscopia, o SUS oferece uma por mês, com o Vidas em 4 meses fizemos 40. Só chegaríamos com os Sus, após 40 meses”.

Cândido informou ainda que muitas gavetas ficaram vazias ou diminuíram consideravelmente.

Tanto ele quanto o secretário pediram atenção da população com relação as faltas. “A cada 5 pessoas, infelizmente três não comparecem”. Para isso, em breve a Secretaria contará com um novo sistema, mas mesmo assim, a colaboração do cidadão é essencial.

No final da Coletiva o prefeito anunciou a construção de um novo Posto de Saúde no bairro de Ribanceira do Sul, segundo o prefeito, serão investidos R$ 500 mil, na nova construção, que deve ficar localizada nas proximidades do Residencial São João Batista.

Além do Posto do Fernandes que passa por reformas, dentro de alguns dias, o Posto de Colônia também deve passar por obras de ampliação, “este recurso é especifico e deve ser investido para melhorias daquele posto, como não poderíamos investir este dinheiro em outro lugar, vamos proporcionar ainda mais comodidade e qualidade aos moradores do bairro Colônia”, disse Daniel.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.