Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  • Redação Clubei

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Brasil, a estimativa é que mais de 17,5 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual no Brasil no ano passado. Isso significa que cerca de 50 menores são abusados por dia no país. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional, Disque 100, divulgados em abril de 2017 pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Esses números são apenas a ponta de um iceberg, já que existe um muro de silêncio em torno desses casos de violência contra criança e adolescente. Muitos casos ficam no anonimato.

De acordo com a pesquisa, de 80% a 90% dos abusos sexuais são praticados dentro de casa, por familiares ou conhecidos das vítimas. “Esta é a principal arma do abusador. Ele usa o medo para manipular e manter o crime por dias até mesmo anos.

Ainda segundo os dados, as meninas são as maiores vítimas, com 54% dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de 4 a 11 anos, com 40%. Meninas e meninos negros/pardos somam 57,5% dos atingidos.

Em Santa Catarina, no ano de 2016, houve 990 denuncias de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes. Além disso, houve mais de 113 mil denuncias de outros tipos de violência infantil.

DIQUE 100

O Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, é um serviço de proteção. Se você é vítima ou sabe de alguma violência contra crianças e adolescentes, denuncie.

18 de maio

A Lei Federal 9.970/2000 instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e informar sobre o assunto. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1973, uma menina de oito anos de idade foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada na cidade de Vitória (ES). Os assassinos nunca foram punidos.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.