Concerto Jovens Solistas do IFSC será dia 20 de novembro

  • Redação Clubei

Concerto Jovens Solistas do IFSC será dia 20 de novembro

carolinameloO Concerto Jovens Solistas da Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será apresentado na próxima quinta (20), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 20h30. O ingresso pode ser retirado uma hora antes do espetáculo mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, que será doado às comunidades de Lages atingidas recentemente por fortes chuvas e tempestade de granizo.

O projeto de apresentação dos jovens solistas começou em 2012, quando houve o primeiro concerto. “Em 2011, fizemos algumas apresentações com solos, e tivemos a ideia de criar o projeto, que tomou forma em 2012. Além de integrantes da orquestra, tivemos como convidada especial a violinista alemã Philine Wagner”, lembra o maestro Irineu Lopes Melo.

“A ideia é que o músico sinta a experiência de ‘estar sozinho’ no palco que ele vai sentir muitas vezes à frente do público, se decidir seguir a profissão. É torná-lo menos inibido e incentivar os talentos”, explica Melo. Segundo ele, não há uma seleção propriamente dita para o concerto. Todos os participantes que já têm uma boa experiência de orquestra e que têm interesse em ‘solar’ podem fazer parte do concerto.

Também participam integrantes da orquestra que fizeram (ou ainda fazem) o Curso Básico de Instrumentos de Orquestra, oferecido pelo IFSC e que está com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro. O curso é totalmente gratuito (o IFSC oferece, inclusive, os instrumentos) e voltado para toda a comunidade. O objetivo é musicalizar atrás dos instrumentos de orquestra, tornando o aluno apto a participar de concertos, seja em orquestra, conjuntos de câmara, bandas ou outras formações musicais. A duração é de dois anos, com carga total de 260 horas, divididas em três horas semanais. A idade mínima é 10 anos. Para se inscrever, acesse ingresso.ifsc.edu.br e clique em “Editais”.

 

Confira a lista dos solistas da noite:

  • Concerto para Violino em Si Menor Oskar Rieding

Solista: Fabio Moreira Pierri

  • Concerto para dois Violinos em Ré Menor Johann Sebastian Bach

Solistas: Carolina Momm de Melo e Carlos Augusto Vieira (solista convidado)

  • Concerto para duas Flautas em Sol Maior Domenico Cimarosa

Solistas: Alana Amâncio e Matheus Lima Alcântara

  • Concerto para Violoncelo e Orquestra Henry Vieuxtemps

Solista: Érico Schmitt

Deixe seu Comentátio

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.