Comunidade Bethânia comemora 20 anos

  • Eduarda

Comunidade Bethânia comemora 20 anos

São 20 anos restaurando vidas, lutando contra o problema das drogas e acolhendo a cada um como proposta de vida. A Associação Educacional e Assistencial Bethânia realiza um trabalho destinado à restauração de dependentes químicos no Brasil. A instituição denominada “Comunidade Bethânia”, surgiu em Santa Catarina na cidade de São João Batista no ano de 1995. Para comemorar duas décadas de história, uma programação com show e muitas celebrações está sendo preparada em sinal de agradecimento a todos que contribuem com este projeto. As comemorações iniciam no dia 30 de setembro e seguem até o dia 12 de outubro, em São João Batista.

A Comunidade B_MG_5937ethânia foi fundada pelo sacerdote Pe Léo, scj (in
memorian
) a partir de sua própria experiência, como dependente químico, e como padre que atuava no Colégio São Luiz, em Brusque. Pe Léo foi reconhecido no Brasil como um dos sacerdotes mais influentes em suas pregações, canções e centenas de livros publicados. “Desafios e obstáculos foram vencidos nestes 20 anos. Estamos em processo de amadurecimento onde já experimentamos vitórias em diversas áreas como: espiritualidade, formação humana, consagração, acolhimento, educação, prevenção e evangelização. Pe. Léo nos deixou um grande legado e queremos dar continuidade e fortalecer esta obra”, comentou o Presidente da Comunidade, Pe. Vicente de Paula Neto.

 

 

Missas, encontros, palestras e show irão marcar este momento de festividade. De 30 de setembro a 7 de outubro acontecerá o Cerco de Jericó na Comunidade Bethânia em São João Batista. Serão sete dias clamando por milagres que contarão com a presença de sacerdotes de todo o Estado.  No dia 8 de outubro, o bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jonck, estará presidindo a Santa Missa Solene. Já no 10 de outubro será o grande show com o cantor católico e missionário Eugênio Jorge realizado gratuitamente no Centro de Eventos de São João Batista. Uma Santa Missa celebrada pelo presidente da Comunidade Bethânia, Pe Vicente, a partir das 19h, antecederá o show.

Para findar as comemorações, o dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e padroeira de Bethânia, está reservado para reunir os consagrados, discípulos, aspirantes, vocacionados e toda a Comunidade em uma grande festa. “Queremos festejar tudo o que Deus tem realizado de uma forma especial: com todos os que são amigos, benfeitores e simpatizantes da Comunidade Bethânia”, disse.

Bethânia não é considerada uma clínica, mas, sim, comunidade de vida, como prevê a Igreja, onde padres, casais e jovens se unem, à luz da vivência religiosa, com o objetivo de restaurar vidas. Para estar no processo de recuperação, o “filho” ou “filha” como são chamados na Comunidade não pagam nenhum valor mensal, a única condição é querer mudar de vida. “Inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, esta Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver”, explicou Pe Vicente.

 

_MG_5080

Além do trabalho voltado para a restauração de vidas, por meio do acolhimento, a Comunidade também no âmbito educacional, atua com o Centro Educacional Juscélia, que funciona anexo a sede em São João Batista – SC. A unidade conta 150 crianças dos bairros do município e funciona em parceria com a prefeitura de São João Batista. Segundo o diretor pedagógico do CEJU, Paulo Cesar de Carvalho Jacó, a escola conta com uma proposta pedagógica diferenciada, investe e valoriza a formação continuada dos seus profissionais. A estrutura física também é diferencia construída em formato de colmeia, possui ampla área verde, com espaços para caminhadas e para atividades recreativas.

Eventos paralelos para celebrar a data

Um trabalho eficaz de prevenção do uso de drogas contribui significativamente para que crianças, jovens e adultos participem de forma positiva nas atividades comunitárias. Pensando nisso, a Comunidade Bethânia vai realizar o III Colóquio Sobre Dependência Química. O objetivo é integrar e promover um momento de debate e reflexão crítica sobre o tema: Educar para prevenção: uma intervenção necessária. O evento acontecerá no dia (9/10), às 13 horas, no Centro Cultural de São João Batista. “As pessoas podem fazer inscrições e obter mais informações pelo site: www.bethania.com.br ou telefone (48) 3265.4416. O envolvimento da sociedade neste tema é muito importante”, ressaltou a Assistente Social da Comunidade Bethânia, Kamily Peixer Gatis.

No dia (9/10), às 20 horas, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes também será realizado o lançamento oficial da Biografia Pe. Léo na região do Vale do Rio Tijucas. São mais de 600 páginas que destacam histórias, momentos e lembranças que aguardavam ser registradas em um único material. Foi assim que surgiu a biografia Pe. Léo escrita por Marlon Arraes. O trabalho traz recordações de muitas pessoas que acompanharam de perto o sacerdote que pregava a Palavra de Deus com amor e humor. Para quem deseja ter um exemplar, a Loja Bethânia já está disponibilizando. Você pode adquirir na loja física de Bethânia ou pela internet: loja.bethania.com.br.

Como ajudar Bethânia?

A Comunidade Bethânia está presente atualmente em sete municípios do país: São João Batista – SC, Curitiba – PR, Guarapuava – PR, Irati – PR, Uberlândia – MG, Italva – RJ e Lorena – SP.  A Associação vive “da providência de Deus”, ou seja, da generosidade das pessoas que ajudam das mais diversas formas. Alimentos, vestuário, materiais de limpeza, consultas médicas e odontológicas, além da doação financeira. “É possível contribuir através do boleto bancário, fazendo cadastro em nosso site ou ligando para a Comunidade. Como também pelo depósito bancário: Banco do Brasil Agência 2629-8 Conta: 13000-1” disse Pe. Lúcio Tardivo Administrador da Comunidade.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.