Bairro Colônia recebeu o Príncipe imperial do Brasil

  • Redação Clubei

Bairro Colônia recebeu o Príncipe imperial do Brasil

O município São João Batista, especialmente o bairro Colônia, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 14, a visita do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel.

A aeronave que trouxe Dom Bertrand e outras autoridades pousou no Campo de Futebol da Colônia às 16h00. A comitiva se dirigiu até a Igreja São José, onde ocorreu uma celebração com a comunidade e convidados, marcando o 180º aniversário de início da imigração italiana no Brasil, com a instalação da Colônia Nova Itália (hoje Bairro Colônia), no vale do Rio Tijucas, por 132 imigrantes católicos provenientes do Reino da Sardenha.

Paulo Vendelino Kons, coordenador do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas (CBCMT), realizou o protocolo já pré-estabelecido com os organizadores do evento. Após a celebração ao santíssimo sacramento, aconteceu o ato de deposição, por Dom Bertrand de uma coroa de flores da lápide tumular do pioneiro João José Zunino, sendo posteriormente realizada outra cerimônia, desta vez no pavilhão da igreja, onde foram realizadas algumas apresentações e foram prestadas algumas homenagens ao príncipe. Diversas autoridades marcaram presença, além de um grande público que prestigiaram o evento.

Ainda de acordo com a organização ele deverá visitar a região. A programação de Dom Bertrand será de três dias na região. Logo após a celebração em comemoração aos 180 anos de imigração italiana para o Brasil, no bairro Colônia, em São João Batista, ainda durante a noite de hoje, ele participará da abertura de uma mostra filatélica no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque.

No teatro do Centro, ele também fará a palestra de abertura do Ciclo Brusque de Conferências Magnas Temáticas, preparando a comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O tema da palestra do Príncipe Imperial será “A Monarquia na construção do Brasil Independente”.

No feriado de 15 de novembro, Dom Bertrand participará de vários eventos, entre eles, uma missa rezada no rito-romano, ou seja, em latim, na igreja do Santuário de Azambuja. Além disso, uma coletiva de imprensa está marcada para as 11h00 do feriado. Ele também visitará a Casa de Brusque, onde depositará uma coroa de flores no túmulo de Francisco Carlos de Araújo Brusque, que foi conselheiro imperial.

O último dia da passagem de Dom Bertrand será de poucos eventos. Além de uma homenagem na Igreja Luterana, ele se reunirá com as autoridades da cidade, no prédio da Prefeitura de Brusque.

Dom Bertrand de Orleans e Bragança tem 75 anos de idade, nasceu no sul da França, e veio para o Brasil logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Ele é o Príncipe Imperial do Brasil desde 1981, quando o irmão mais velho, Luís Gastão, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira. É advogado, formado pela Universidade de São Paulo, solteiro e não tem filhos.

Fotos: Charles Oliveira – Rádio Clube SJB

Deixe seu Comentátio

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.