Administração Municipal inaugura as obras de reforma e ampliação da Escola do Trinta Réis em Nova Trento

  • Redação Clubei

Administração Municipal inaugura as obras de reforma e ampliação da Escola do Trinta Réis em Nova Trento

Na manhã desta quarta-feira (12) a administração municipal de Nova Trento inaugurou as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis. A cerimônia ocorreu na própria Escola e contou com a participação de autoridades municipais e de toda a comunidade escolar.

Na ocasião, o prefeito Gian Francesco Voltolini destacou os esforços realizados em prol das obras para que elas fossem executadas. Já o vice-prefeito Jaison Moacir Marchiori enfatizou os benefícios das obras para os estudantes, professores, servidores e todos que utilizam a estrutura da escola.

Para o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Orsi, as obras de reforma e ampliação da escola proporcionaram espaços mais adequados aos alunos e professores. “Além disso, as obras também atenderam uma demanda de melhorias necessárias para a unidade escolar”, conclui. A reforma e ampliação contemplaram a construção de seis novas salas de aula, ampliação do refeitório, além de banheiros femininos e masculinos já adaptados para estudantes com necessidades especiais.

Sobre a Escola Professor Francisco João Valle

A história da Escola do Trinta Réis confunde-se com a história da educação de Nova Trento, repleta de atos magníficos de doação e voluntariado. No início os pais da crianças desta comunidade enviavam seus filhos até a sede do município para iniciarem-se nas primeiras letras em escolas paroquiais. As dificuldades para chegar até a sede do município eram muitas. Preocupados com isto, os pais insistiam para que tivesse uma escola em sua comunidade, Trinta Réis.

Após muita luta foi construído precariamente um espaço para funcionar como escola. Ainda preocupados com a educação das crianças da localidade, Antonio Sartori e José Bottamedi e outros moradores da localidade resolvem construir um espaço maior para a escola, no final da rua onde fica a Nélcia Noivas. Esta escola passou-se a chamar-se: Escola Isolada Estadual Francisco João Valle.

Em 1994 a Prefeitura adquire terreno do senhor Euclides Montibeller na Rua Independência, no mesmo bairro e constrói-se o primeiro bloco da atual escola para atender alunos de pré-escola à 1ª a 4ª série. Em 1998 com o decreto n° 028/1998 a escola passou a chamar-se Escola Municipal Professor Francisco João Valle.

Em 2002 constrói-se o segundo bloco para atender alunos de 5ª à 8ª série e o ginásio de esporte. No ano de 2016 inicia-se a construção de nova ala devido ao aumento de matrícula, e a reforma do Bloco I e II cuja inauguração festejamos hoje. É bom lembrar que o processo de expansão não termina pois as comunidades tendem a crescer e os espaços precisam constantemente ser renovados e ampliados para que se possa produzir educação de qualidade.

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

* Com informações da Secretaria Municipal de Educação *

Deixe seu Comentátio

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.